MAIS QUE UM FESTIVAL, UM MOVIMENTO SOCIAL

 

Um dos valores fundamentais do Sou Quarteira é respeitar e promover a diversidade da cidade.

A ideia nasceu numa conversa entre dois Quarteirenses, o Dino d’Santiago e Miguel Jacinto, em conjunto com a Naomi Guerreiro e a Inês Oliveira e da vontade de se criar um novo diálogo sobre Quarteira como a finalidade de dinamizar a cidade, criar infra-estruturas e novas oportunidades para as futuras gerações. Organizado pela Associação Beyond em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, o Sou Quarteira procura a longo termo ter um impacto positivo na cidade tanto a nível social, cultural como económico. Com objetivos claros este projeto foca-se em três ações principais:

 

O FESTIVAL

Celebrar o espírito urbano, multicultural e criativo da cidade algarvia é o mote do festival Sou Quarteira, que aconteceu no dia 27 de Julho no Jardim Joaquim Filipe Jonas. Este ano, uma noite gratuita de concertos, que apresentou o artista local Sacik Brown e convida Carlão e Branko, impulsionadores da cultura urbana em Portugal.

Mais informação

 

DOCUMENTÁRIO

O objetivo do documentário é revelar uma perspectiva diferente e nunca vista sobre a cidade. Um filme sobre a cidade de Quarteira, que aprofunda a relação de locais com a cidade. Um filme que fala de diferentes origens, que conta a experiência da cidade, que apresenta os seus contrastes e que pinta uma visão otimista para o seu futuro. Histórias que nos mostram o impacto que a cidade tem e como esta molda identidades. Histórias que refletem o coração da cidade.

Mais informação

 

CAMPANHA SOCIAL

A campanha social Retratos dá voz a todos os indivíduos que elevam o nome da cidade. Desde os que viajaram na procura dos sonhos, aos que ficaram e dão vida à cidade, e até aos que a cidade adotou. Trata-se de uma série de retratos e testemunhos de indivíduos influentes em diversas áreas: política, arte, música, desporto, empreendedorismo, investigação, etc.

Facebook Instagram

 

OBJETIVO

Queremos que hajam novos palcos, infra-estruturas e ferramentas para que as futuras gerações possam seguir o seus sonhos. Queremos com o Sou Quarteira desencadear uma vaga de iniciativas, de confiança e de orgulho na cidade. Este é o impacto que queremos ter e já começamos a ver isso acontecer, como por exemplo com as palavra do artista local Sacik Brow que quando comenta o outdoor do festival no Facebook diz: “Isto está mesmo ao lado da escola onde eu comecei a escrever as minhas primeiras rimas, e foi nesta escola que a maior parte das professoras diziam que a música nunca me iria levar a lado nenhum, quando descobriram que nos meus cadernos eu tinha mais músicas do que a matéria que elas ensinavam!!! Hoje gostava de poder olhar os seus rostos e dizer que já naquela altura eu sabia que um dia isto ia dar certo!!!”.


Não queremos de forma alguma condicionar a decisão de partir ou de ficar, acreditamos que cada indivíduo tem a sua história, o seu percurso. Independentemente dessa decisão, acreditamos que o mais importante é retribuir à cidade que nos abraçou, nos formou e nos moldou.

 
 
 
Post_CML_Facebook.jpg

PARCEIRO DO
SOU QUARTEIRA

O Município de Loulé é o parceiro do Sou Quarteira desde a origem do projeto. Esta é uma parceria baseada em cooperação e colaboração com uma visão partilhada e objetivos comuns. Uma dinâmica que visa a fomentação cultural, social e económica para Quarteira e que permite que consigamos coisas que sozinhos não conseguiríamos.

 
 

SOU QUARTEIRA INSTAGRAM